Natal no e-commerce: 4 estratégias rápidas para alavancar as vendas

Postado por Visual Set em 01/12/2022

Em um final de ano repleto de emoções para o varejo e passada a Black Friday, é hora de renovar estratégias e partir rumo às vendas da data mais lucrativa do ano, o Natal. Isso porque, segundo estudo divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), nos últimos seis anos, o Natal gerou um faturamento cerca de 25 vezes maior do que o da Black Friday para o comércio brasileiro.

Entre 2016 e 2021, tanto falando sobre e-commerces quanto lojas físicas, a Black Friday gerou faturamento médio de aproximadamente R$33,1 bilhões. Já no Natal durante o mesmo período, o valor médio foi de cerca de R$763,3 bilhões. Conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), no Natal de 2021, o e-commerce teve desempenho 38,6% superior ao ano anterior.

Passada a Black Friday, é hora de o e-commerce se preparar para a data mais lucrativa do ano.

Para 2022, segundo pesquisa da CNDL, mais de 118 milhões de consumidores devem fazer compras para a data, injetando aproximadamente R$66,6 bilhões na economia. Além disso, há uma estabilidade na intenção de compras em relação a 2021. Este ano, 73% dos consumidores pretendem presentear outras pessoas neste Natal. Desses, 30% afirmam não gostar ou não ter o costume de comprar presentes, o que significa que este ano o varejo deve atrair mesmo uma parcela de público não cativo.

Diante dos bons ventos que sopram para os lojistas virtuais e em meio a um período turbulento de pós-Black Friday, emendando com Copa do Mundo e, logo em seguida, tendo que se preparar para o Natal, é importante ter na manga algumas estratégias rápidas para colocar em prática e que sejam eficazes para aproveitar as oportunidades do Natal. Veja algumas delas.

Aproveite o estoque remanescente para criar liquidações

Se nem todos os produtos saíram como esperado na Black Friday, aproveite esse estoque remanescente e crie uma liquidação de Natal – calcule um valor atrativo para o seu cliente e coloque esses produtos na rua. Dessa forma, você não perde estoque e ainda recicla uma estratégia para fazer dinheiro.

Uma tática para deixar os produtos em liquidação mais atrativos ainda é criar um contador de unidades disponíveis no seu site. Assim, o cliente perceberá que tem poucas chances para adquirir o produto naquele valor, e você cria um gatilho de escassez que costuma funcionar muito bem em liquidações.

Tenha apenas o cuidado de garantir que venderá apenas a quantidade de produtos que você pode entregar. Um dos processos mais críticos para quem compra no período de Natal é receber a tempo de presentear no dia 25 de dezembro. Portanto, seja claro quanto ao prazo de entrega para o consumidor.

Renove suas campanhas e ações de marketing digital

Ações de marketing digital e campanhas de mídia paga precisam ser renovadas com alguma periodicidade. E falando sobre datas sazonais, é fundamental diferenciar sua comunicação e torná-la, de fato, específica para aquele período. Afinal, você não vai querer continuar usando as mesmas campanhas que utilizou o ano todo para uma data tão específica, não é?

Faça um balanço sobre sua maior audiência no período da Black Friday, entenda quais gatilhos mais atraíram seu público e atualize suas campanhas. Além dos posts nas redes sociais, avalie a possibilidade de criar pop-ups com ofertas especiais, deixe tudo com clima natalino e aposte em mensagens cheias de emoção para essa época.

Ofereça diversidade de métodos e formas de pagamento

Um dos motivos para o Natal ser uma das datas mais lucrativas é o fato de que as pessoas estão mais dispostas a gastar, o décimo terceiro cai na conta, o clima de Natal e as possibilidades do ano novo incentivam as pessoas a ficarem mais generosas. Portanto, é importante equilibrar essa percepção com a noção de que estamos saindo de uma Black Friday e o país ainda passa por um período de recessão. Então, oferecer não só diversidade de métodos de pagamento, mas facilidades para o cliente comprar, é uma excelente estratégia.

Além das formas de pagamento mais tradicionais, como cartão de crédito e boleto, muitas lojas online oferecem agora descontos bem positivos para pagamentos via Pix, que são feitos à vista, além de condições de parcelamento facilitadas e sem juros. Ter facilidade na hora de pagar, e encontrar tanto o método quanto uma condição que mais se adéquam à sua situação, agiliza a tomada de decisão e até incentiva o consumidor a encher o carrinho.

Continue apostando em um excelente pós-venda

É comum que durante o período da Black Friday você tenha criado plantões com horários especiais, ou mesmo aberto mais canais de atendimento. Isso porque, além da tendência de aumento da demanda nesse período, é preciso garantir que o consumidor tenha uma excelente experiência de pós-venda na sua loja, o que aumenta as chances de fidelização.

Para o Natal, não é hora de abrir mão do bom atendimento, especialmente porque as duas últimas semanas do ano envolvem, além dos finais de semana, dois feriados nos quais o cliente tende a se sentir totalmente desamparado. Diferencie o seu atendimento e ofereça recursos para estar presente e dar suporte ao seu consumidor mesmo nesse período mais crítico, sobretudo no que diz respeito a problemas de pagamento, entrega e defeitos.

Essas são algumas estratégias simples de colocar na rua e que vão fazer toda a diferença nos resultados da sua loja virtual neste Natal. Então, arregace as mangas e excelentes vendas!

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