Logística Reversa com idCorreios.

Postado por Equipe Visual Set em 11/10/2016

Logistica Reversa

 

O serviço de logística reversa consiste na emissão do eticket, que seria a autorização de um terceiro a efetuar postagem, sendo liberado no id correios através do componente da logística reversa .

Procedimento de utilização idCorreios no ViPP

 

Para utilizar a logística reversa no sistema ViPP é necessário que o cliente possua cadastro no idCorreios.

- Sobre o idCorreios:

IdCorreios é um mecanismo de autenticação e autorização única de usuários para acesso ao Portal Correios e seus serviços.

O serviço é disponibilizado gratuitamente pelos Correios para os clientes e usuários do seu site internet e permite acesso seguro e padronizado, eliminando a necessidade de se informar um Login e uma senha para cada serviço utilizado.

O idCorreios é constituído de um identificador alfanumérico e uma senha, definidos pelo usuário.

Segue abaixo os passos necessários para o cadastro no IdCorreios e posteriormente o cadastro no ViPP.

 Cadastro no idCorreios:

1. Acessar o site - https://cws.correios.com.br/

2. Realizar o cadastro.

2.1. Na página inicial, clicar na opção “Cadastre-se aqui”.

2.2. Selecionar o “Seu perfil”.

 

2.3. Preencher todos os dados solicitados.

 

Importante: Cadastre um “e-mail” corporativo, pois o mesmo será utilizado em caso de recuperação de senha. Na parte “Dados de Acesso” será definido o seu “idCorreios” e senha para acesso do mesmo.

3. Após o cadastro ser concluído com sucesso, você deverá entrar em contato com o “GESTOR COMERCIAL” do contrato e solicitar a inclusão do serviço “Logística Reversa” no componente do seu “idCorreios”.

Observação: Caso possua os dados (Razão Social, CNPJ, Usuário ID Correios e Contrato), pode ser encaminhado um e-mail para REATE (Região de Atendimento e Vendas) ou ACOM (Assistente Comercial) do cliente para realizar a solicitação.

4. Verificar se o serviço de idCorreios foi vinculado corretamente:

4.1. Acessar o idCorreios com o usuário e senha cadastrados.

4.2. Menu: “Gestão de acesso a componentes”.

Caso não apresente a Logística reversa conforme a imagem acima, o serviço não foi vinculado. Realizar o terceiro passo novamente (Gestor Comercial...).

5. Após verificar o serviço vinculado, deve ser cadastrada a “Senha de acesso aos componentes” conforme a imagem abaixo.

Menu: “Gestão acesso de componentes”, “Alterar senha de acesso aos componentes” e “senha/confirmar senha”. É necessário informar a senha de acesso do Idcorreios no campo ‘’Senha do Portal Correios’’ após isso clicar no botão alterar senha.

A senha cadastrada no componente será utilizada no cadastro do ViPP, ela não precisa ser a mesma do acesso ao idCorreios.

Após realizar os procedimentos acima você estará devidamente cadastrado no idCorreios e com o serviço de logística reversa habilitada.

Agora vamos explicar a configurar a logística no ViPP

1.0. Acessar o ViPP com seu usuário e senha.

2.0. Menu: “Cadastros”, ”Contratos/Cartões”.

3.0. Localizar o contrato com o cartão a qual você deseja utilizar logística reversa, clicar em “Editar”.

4.0. Será solicitado “usuário” e “senha”, preencha com os dados cadastrados no site do IdCorreios.

5.0. Ativar a opção “Logística Reversa” no cartão desejado, caso já esteja habilitada.

6.0 Após acessar o menu cadastros > contratos/cartões basta habilitar os serviços de logística, clicando no + do lado esquerdo do contrato e após “editar” para selecionar o serviço.

Caso o serviço no apareça na grid como mostra abaixo, basta digitar o financeiro ou nome do serviço no campo “adicionar serviço” e “adicionar”.

7.0 A geração da logística reversa no sistema VIPP pode ser feita em duas etapas:

  • Manualmente através do menu “minhas postagens” > “logística reversa”. Após o preenchimento dos dados basta salvar e o numero do eticket será informado na tela.

  • Outra forma seria através do menu “minhas postagens” > “busca e triagem”, onde realizaria o processo de logística de um objeto já existente clicando apenas no simblo da logística conforme imagem abaixo.

Visual Set – Sempre com Você!