Celular quebrado geladeira queimada: como mandar eletrônicos para a reciclagem

Postado por Visual Set em 06/09/2023

Mandar produtos eletrônicos, pilhas e eletroeletrônicos para a reciclagem é uma tarefa mais simples que se possa imaginar. Não importa o tamanho: pode ser celular, chapinha de cabelo, notebook ou até mesmo geladeira e lavadora de roupas. 

Em todo o Brasil, mais de 4.000 pontos de recebimento estão preparados para iniciar o processo chamado de logística reversa, que envolve coletar resíduos para reaproveitamento ou descarte de forma correta, sem poluir o meio ambiente

Isso tudo sem custos para o consumidor que vai se livrar de um produto que não usa mais ou está quebrado. 

Os pontos de coleta são gerenciados pelas prefeituras – conhecidos como ecopontos – e por entidades ligadas à indústria e aos fabricantes de eletrônicos, que recolhem o material e enviam para o destino certo. 

 

♻️ Como enviar um eletrônico para reciclagem?

Encontrar um ponto de coleta é o primeiro passo – eles podem estar localizados em lojas, supermercados, farmácias e nos ecopontos das prefeituras. 

Coletor de lixo eletrônico da Green Eletron — Foto: Divulgação

Coletor de lixo eletrônico da Green Eletron — Foto: Divulgação 

Os sites das entidades fornecem listas com todos os locais de entrega de eletrônicos e eletroeletrônicos, com busca por cidade ou CEP. 

 

  • Para eletrônicos e eletrodomésticos em geral, visite o site da Abree(https://abree.org.br/pontos-de-recebimento).
  • Para pilhas e eletrônicos portáteis, como celulares, visite o site da Green Eletron (http://greeneletron.org.br/localizador).
  • Para lâmpadas, visite o site da Reciclus (https://reciclus.org.br/onde-descartar/)

 

Depois disso, é só selecionar um endereço e levar o produto para a logística reversa. 

 

Os principais fabricantes de eletrônicos também conta com serviços de coleta de produtos usados para envio para reciclagem. 

 

"O lixo eletrônico não deve ser encaminhado para a coleta seletiva ou acabar no lixo comum, para não gerar problemas para o meio ambiente", afirma Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.