Importante: backup uma precaução necessária

Postado por Visual Set em 01/11/2018

O backup existe para auxiliar na prevenção e recuperação de perda de dados, como arquivos apagados acidentalmente por falha física ou humana. Isso garante a integridade dos dados, de configurações, bancos de dados e arquivos de usuários.

 

 Atualmente as agencias de correios franqueados vem sofrendo com problemas de "Sequestro Digital" Você já ouviu falar em sequestro digital? Não? Pois bem, assim como no sequestro onde pessoas são feitas reféns em troca do pagamento de um resgate, no mundo virtual existem também sequestros de arquivos.

 

Programas maliciosos e vírus específicos fazem a função do sequestrador. Após invadir e sequestrar as informações críticas da empresa é cobrado um regaste que podem chegar a valores bem altos, e nem sempre após o pagamento os arquivos são devolvidos. Você notou que é muito parecido com o sequestro de pessoas?

 

Sendo assim vejamos um poderoso software malicioso de sequestro no mundo virtual, o RANSONWARE, que se trata mais especificamente de um vírus que é muito usado para criptografar os dados, inserindo senhas nos arquivos, e exigindo o pagamento em moedas virtuais, mais especificamente o Bitcoin, para o fornecimento da chave para decriptografar os arquivos.

 

O uso de moedas virtuais, como o Bitcoin faz com que seja praticamente impossível localizar o endereço onde está localizada a pessoa responsável pelo ataque: o hacker, que recebe o valor em dinheiro.

 

 Para melhor entendimento, quando esse tipo de vírus adentra seus dados, você não consegue mais acessá-lo, ou seja, se torna um refém do seu próprio computador.

 

Diante desse cenário a Visual Set faz um alerta a todos nossos clientes sobre a importância do backup e de como se proteger de ameaças virtuais.

 

Lembre-se que o Conecta faz um backup interno e um segundo backup que recomendamos que seja feito em uma mídia removível, isto é, que você retire do equipamento e possa inclusive levar para um outro ambiente.

 

 

Dicas para se prevenir contra as ameaças virtuais:

 

    - Mantenha sempre os sistemas atualizados.

    - Use sempre sistemas originais.

    - Configure corretamente os dispositivos.

    - Possua uma solução de antivírus corporativo.

    - Mantenha sempre as proteções de firewall existentes nos sistemas.

    - Use senhas fortes e as mude periodicamente.

    - Não passe suas senhas para ninguém, mesmo pessoas de confiança.

    - Não abra anexos ou arquivos suspeitos sem a certeza de sua origem.

    - Tenha um backup em pen drive ou outro dispositivo externo.

    - Siga sempre as boas práticas de mercado com relação à segurança.

    - Mantenha se informado de novas ameaças virtuais através de sites de credibilidade.

    - Conte com o apoio de um profissional ou uma empresa especializada em segurança de dados.

    - Não use o e-mail para informações sigilosas.

    - Evite ao máximo acessar informações sigilosas em internet pública.