6.6 - Importação do Movimento para Visual
A função desta nova tela do sistema é importar o movimento realizado no Sara para o Visual Post, uma solicitação de algumas unidades para facilitar o controle do movimento da agência e evitar também a redigitação de algumas postagens nos dois sistemas. Lembre-se que para usar este novo recurso você precisa realizar a importação dos arquivos BDF´s pela tela do Balancete AGF. Caso tenha alguma duvida de como fazer esta importação entre em contato com a equipe de suporte Visual Set.
Esta tela irá importar somente o movimento de operações registradas, mais para frente concluiremos com a importação dos simples e também das vendas de produtos. Para acessar essa nova tela entre no menu AGF e selecione a opção “Importação do Movimento para Visual”

Fig. 6.6.1 – Tela Importação do Movimento para Visual
A figura 2 demonstra esta nova tela do sistema e abaixo explicaremos em detalhes todas as suas funções e também os detalhes para que sua equipe possa utilizar ao máximo este novo recurso e você tenha as informações desejadas

Fig. 6.6.2 – Tela de Importação da Movimentação do Sara para o Visual Post
A primeira opção que vamos escolher é a data que desejamos importar o movimento, o sistema somente mostrará a você as datas nas quais o arquivo BDF foi importado no sistema. Escolha uma destas e tecle “Enter” para passar para a próxima opção.
A segunda opção desta tela é qual operador do Sara desejamos importar, para facilitar a todos os operadores, colocamos o numero do cartão associado ao operador no SARA, pois vocês tem o conhecimento de qual cartão é vinculado a qual operador do sistema. Você poderá também escolher a opção todos, desta forma o Visual trará todo o movimento realizado no SARA naquela data selecionada.


Fig. 6.6.3 – Escolhendo a Opção de Data e Operador para a Importação
Na próxima opção vamos escolher o que desejamos que o sistema apresente na tela de importação, podemos escolher para o sistema mostrar toda a movimentação importada do BDF ou somente a parte que não existe no Visual Post ou que tenha alguma divergência de valores e ou informação apresentada entre os dois sistemas.

Fig. 6.6.4 – Selecionando a Movimentação a ser Apresentada
Com todas as opções selecionadas o sistema apresentará a você a grade com todas as informações solicitadas em nosso exemplo abaixo, pedimos a movimentação de todos os operadores e somente a que esta diferente ou inexistente no VisualPost.

Fig. 6.6.5 – Tela de Importação do Movimento para o Visual Carregado com as Informações Solicitadas
Como pode se perceber o sistema trabalha com varias cores diferente para facilitar a identificação e evitar erros operacionais, no rodapé da pagina apresentamos uma legenda com as cores e suas respectivas informações. Quando a linha apresentada estiver em branco é por que não foi importada e não tem nenhuma informação que precise de intervenção ou atenção especifica.
Abaixo explicaremos detalhadamente a função de cada cor e como realizar a importação corretamente.
Quando o sistema apresentar na linha uma informação na cor Laranja – “Correções Necessárias”, o operador é obrigado a corrigir a linha para que o sistema libere esta para ser importado, caso contrario não será possível a sua marcação e importação.
![]()
Fig. 6.6.6 – Linha com Correções Obrigatórias para a Importação no Visual
Se a linha apresentada pelo sistema for Amarela – “Já existe no Visual”, significa que esta linha já esta dentro do Visual Post e não há alterações a serem realizadas, por esse motivo o sistema não permite a importação ou edição de qualquer informação que tenha esta cor determinada.
![]()
Fig. 6.6.7 – Linha Existente Dentro da Movimentação do Visual Post
Agora se a linha na cor Verde – “Estornos”, é meramente informativa para que possamos acompanhar todos os estornos realizados naquele dia dentro do Sara. O sistema não permite a importação da mesma.
![]()
Fig. 6.6.8 – Linha Informativa de Estorno Realizado no SARA
No caso da linha conter a cor Azul – “Divergência entre Visual e Sara”, é por que a informação que veio do Sara esta diferente da informação cadastrada dentro do Visual, esta divergência tem ocorrido mais nos casos de contrato faturado ECT e seus cartões. Neste caso recomendamos alterar a informação cadastrada dentro do Visual para que o problema não volte a ocorrer.
![]()
Fig. 6.6.9 – Apresentando Divergência entre o Visual e o Sara
Para finalizar, quando a informação apresentada tiver a cor Vermelha – “Divergência entre o Sara e Visual”, significa que a informação que esta gravada dentro do Visual Post esta diferente da apresentada no Sara esta divergência tem sido comum no campo Valor principalmente nas operações que contenham valores declarados.
![]()
Fig. 6.6.10 – Apresentando Divergência entre o Sara e o Visual
Caso você deseje saber maiores detalhes sobre a divergência de valor apresentada entre os sistemas Sara e Visual, clique com o mouse sobre o campo “Valor” em vermelho e o Visual apresentará uma tela conforme figura abaixo mostrando as diferenças entre os sistemas.

Fig. 6.6.11 – Apresentando Detalhes da Divergência entre o Sara e o Visual
Nesta nova tela o sistema permite que você faça a importação destas informações divergentes alterando a informação inicial digitada no Visual Post, para isso marque os objetos que deseja alterar. E quando você confirmar a importação o sistema irá sobrescrever a informação antiga pela nova e o relatório do sistema irá ficar igual ao relatório emitido pela ECT.E se a linha for Branca, significa que este movimento esta somente no Sara e poderá ser importado sem nenhum impedimento.
Com as explicações de toda a visualização da tela feita, vamos passar agora para o funcionamento da mesma, começaremos explicando as funcionalidades que vão gerar amarrações cadastrais e depois passaremos as que deverão ser preenchidas todas as vezes que utilizemos a tela e terminaremos nas opcionais.
A primeira função que vamos explicar é a associação de um operador do Sara a um operador do Visual Post, como um usuário do Sara deverá sempre se relacionar a um único usuário do Visual, criamos um cadastro automático, portanto quando o sistema apresentar a cor laranja no campo operador (vide imagem 6) temos que escolher um operador para este. Usando o mouse podemos abrir uma caixa que mostrará todos os operadores existentes no VisualPost.

Fig. 6.6.12 – Selecionando o operador do Visual em relação ao Sara
Posso usar o mouse ou as setas de movimentação para selecionar o operador que vou querer importar o movimento para o cartão do Sara, fazendo a seleção e teclando “Enter” o sistema irá questionar a você se esta associação deverá ser feita em definitivo ou somente para aquele atendimento em questão, conforme mostra a figura abaixo.

Fig. 6.6.13 – Confirmando a Vinculação do operador do Visual em relação ao do Sara
Se você responder sim, o sistema vinculará este operador e apresentará este em todas as importações que realizar, caso a resposta seja negativa, o sistema somente preencherá o atendimento determinado para aquele operador e manterá em laranja todo os demais atendimentos deste cartão do Sara.
A próxima opção que exige uma correção para a liberação da importação é o caso de operações que estão cadastradas no Sara e também no balancete de AGF, mais não estão cadastradas no Visual Post. Recomendamos que você saia da tela de importação, vá ao cadastro de operações e faça o cadastramento antes de continuar.
![]()
Fig. 6.6.14 – Escolhendo a Opção Desejada no Menu AGF
Com o cadastro pronto você precisa ir à cima do campo que deseja alterar e o sistema automaticamente apresentará a grade para a pesquisa de produto ou serviço.

Fig. 6.6.15 – Escolhendo a Opção Desejada no Menu AGF
Digite as três primeiras letras da operação que deseja realizar o vinculo e tecle “Enter” sobre a mesma o sistema irá fazer o relacionamento desta operação.
Com todas as informações obrigatórias preenchidas, passamos as informações opcionais, que são: Remetente, Conta Lote, Destinatário e Observação.
![]()
Fig. 6.6.16 – Campos de Preenchimento Opcional na Tela de Importação do Sara para o Visual
Para o preenchimento do Remetente, vá ate o campo e faça a digitação, caso o remetente seja um cliente cadastrado da agência, digite as três primeiras letras do cliente e tecle “F9” que o sistema abrirá a tela para seleção do cliente e ou departamento para este atendimento que você esta alterando. Tecle “Enter” para selecionar o desejado.
![]()
Fig. 6.6.17 – Selecionando um Cliente cadastrado no Visual Post
Repare (conforme figura 18) que o sistema automaticamente preencherá os dados do remetente para todos os objetos do atendimento alterado e depois você poderá preencher as demais informações que julgar necessária. É importante ressaltar que o campo Conta Lote também é compartilhado por todo o atendimento, as demais informações são únicas e devem ser preenchidas individualmente pelos seus operadores.
![]()
Fig. 6.618 – Preenchendo demais Informações na Tela de Importação
É IMPORTANTE RESSALTAR! Que quando você deseja importar uma determinada informação, assim que realizar a marcação do primeiro objeto de um determinado atendimento todos os demais objetos serão marcados automaticamente e caso você deseje desmarcar um determinado objeto, todos abaixo destes que compõe o mesmo atendimento também serão desmarcados.
Com todas as informações prontas, você deverá ir ao botão “Importar Registros”, quando acionar o mesmo o sistema fará um questionamento ao usuário para que o mesmo confirme a importação da movimentação do Sara. Para que a mesma execute você deverá responder Sim.

Fig. 6.619 – Questionamento de Confirmação para a Importação
Dependendo da quantidade de informações selecionadas para serem importadas pelo sistema o mesmo poderá levar algum tempo para realizar esta importação é importante que durante este processamento não haja a interrupção do funcionamento do sistema, pois isto poderá ocasionar corrompimento da base de dados. Quando o processo chegar ao final o sistema apresentará a mensagem abaixo.

Fig. 6.6.20 – Mensagem de Importação Concluída com Sucesso