Emissão por Período

Parent Previous Next

5.11.4 - Emissão por Período



A criação de boletos por período é o modo de trabalho antigo do sistema.



Período: Nesta opção, o período é referente aos lançamentos do cliente no balcão.


Valores: Determina o tipo de valor para emissão do boleto.


Fig. 5.11.4.1 – Selecionando o Valor e o Vencimento utilizado na criação dos Boletos



Banco: Digite o número do banco no cadastro ou tecle Enter para selecionar entre os bancos cadastrados.


Data de Processamento: Data da emissão dos boletos. Teclando Enter com o campo em branco, o sistema irá preencher com a data atual.


Tipo do Vencimento: Permite selecionar um vencimento fixo, definindo a data do vencimento do boleto na própria tela, ou utilizar o vencimento pré-definido no cadastro do cliente para cada cliente.


Número inicial: Número do próximo boleto que será emitido. Se for a primeira emissão, o sistema trará o numero 1, senão trará o número posterior ao do último boleto emitido.


Limitar por: Permite definir um limite mínimo ou máximo por cliente para emissão dos boletos. Os clientes que tiverem o valor fora do definido, não aparecerão para seleção e emissão do boleto.


Grupo: Selecione o grupo de clientes ou TODOS para listar todos os clientes.


Vendedor: Selecione um vendedor, clientes da agencia (sem vendedor) ou TODOS para listar todos os clientes.


Quebrar Depto: Selecione se a emissão dos boletos será normal (um boleto para o total de cada cliente), ou se será emitido um boleto para cada Departamento ou Conta lote.


Adicionar valor: Permite adicionar um valor fixo aos boletos que serão emitidos, por exemplo, para taxa de emissão do boleto.


Mostrar como: Se o campo Adicionar Valor for preenchido, este campo será habilitado para informar como este valor será incluído no boleto. Selecionando “Total” o valor será somado ao total do boleto no campo Valor do Documento, e selecionando “Adicional” o valor aparecerá separado no boleto, no campo Outros Acréscimos.


Cliente: Neste campo poderá ser digitado o nome do cliente, parte do nome, ou deixar em branco para que o sistema liste todos.



Fig. 5.11.4.2 – Grade mostrando os possíveis boletos a serem criados pelo sistema



Para confirmar a criação dos boletos, tecle Enter sobre o botão “Grava Cobrança”. Neste momento o sistema atribuirá um número para cada boleto e a impressão será liberada. Para imprimir, tecle Enter no botão “Imprimir”. As regras da impressão são as mesmas do boleto por fatura.


Fig. 5.11.4.3 – Boleto por período criado e esperando o comando de impressão ou exportação



Criação do Arquivo para o Banco


A criação do arquivo para enviar ao banco poderá ser feita após gravar os boletos. Tecle ALT+ENTER para acessar a tela da criação do arquivo (Exporta boletos).




Banco: Tecle Enter com o campo em branco para selecionar um banco cadastrado. A descrição será preenchida após a seleção.


Período: Informe o período da emissão dos boletos que deverão constar no arquivo. É considerada a data de processamento do boleto (ver opção de criação do boleto).


Data do Arquivo: Data de processamento do arquivo. Por padrão será preenchida com a data atual e não poderá ser alterada.


Fig.  5.11.4.4– Criando o arquivo de exportação dos boletos gerados para enviar ao banco


Tipo de Juros: Selecione o tipo de juros para instrução do banco. O tipo 3 é isento de juros. Para as opções “Diário” e “Mensal” deverão ser preenchidos também os campos “Juros de” (valor percentual) e “Juros após” (quantidade de dias após o vencimento)



Tipo de Protesto: Selecione o tipo de protesto para instrução do banco. O tipo 3 indica que não será protestado. Para as opções “Dias corridos” e “Dias úteis” o campo “Protestar após” deverá ser preenchido.


   

Fig. 33 – Escolhendo as informações complementares para a criação do arquivo de exportação dos boletos


Fig. 5.11.4.5 – Tela das informações complementares dos boletos


Tecle Enter até o botão “Grava Arquivo” para que o sistema abra a tela de gravação de arquivo do Windows, onde você deve determinar o local que deseja salvar o arquivo que está criando para o banco. Ao término da exportação o sistema apresenta uma mensagem dizendo que o arquivo foi criado com sucesso.


Utilize o botão Fechar ou teclar “Alt + F” para que o sistema feche esta tela e volte para a tela de criação de boletos.


ATENÇÃO! Antes de criar o arquivo para o banco, verifique se esta opção está disponível no sistema para o seu banco. Consulte nosso suporte para mais informações.